O vício dos Souvenirs

O vício dos Souvenirs

São raras as pessoas que conheço que não gostam de levar alguma recordação das férias que passaram. Os comerciantes perceberam isso e começaram a fazer todo um merchandising em volta do tema. Há copos, panos, magnéticos, canetas, postais… enfim, uma imensidão de opções. Claro que isto são bens materiais, e que apelam ao consumismo, pois poderíamos ficar apenas com as recordações na memória e nas fotografias. Mas é bom irmos colecionando algo de locais por onde passámos, até pode funcionar como agregador de memórias. Como por exemplo, quando comprei o copo de shot em Briançon, toda a história que a senhora da loja me contou sobre aquele local. Ou o vendedor a quem comprei o magnético nos Picos da Europa, que os vendia diante de uma das mais incríveis paisagens do local.

World Map by Widawscy Studio Architektury for Polish home decor brand, aleDRUCIAK.
Ideia muito gira para colocar os postais que vamos colecionando. Fonte: Pinterest

Eu fã deste tipo de coleções, confesso que faço de 3 coisas diferentes – magnéticos para o frigorífico, copos de shot e postais. A primeira coleção é a mais antiga e a mais completa, já tenho exemplares de todos os continentes, menos da Oceânia. (Amigos que me leiam de lá… aceito doações!) Tenho os que compro, os que me oferecem, os preferidos e aqueles que foram comprados com alguma teimosia. Há cidades onde não é fácil encontrar este tipo de recordações, e quando as há, são bastante caras, mas o desejo de ter mais um é tão grande, que acabo por cometer a loucura de gastar um valor elevado nesses objetos.

A coleção dos copos de shot é mais recente, e curiosamente começou com um copo feito em barro que comprei no interior do país. Desde aí foi o mote por, em cada viagem que faça, querer sempre ver o que têm. Optei por não comprar em Portugal aqueles básicos apenas estampados, e mesmo no estrangeiro procuro algo diferente e mais típico, feito por exemplo em madeira, se for local disso.

I love the map and the idea of collecting things from around the world!:
Fonte: Pinterest

Os postais são a coleção mais antiga, acho que desde pequenina era a única coisa que pedia para trazer. Há tantos e tão diferentes que o difícil mesmo é conseguir escolher! Feitos em papéis diferentes, de cortiça, pintados… opções não faltam. Geralmente são também as lembranças mais fáceis de encontrar e as mais económicas.

E por aí, há colecionadores deste tipo de recordações? 🙂



1 thought on “O vício dos Souvenirs”

  • Olá Vanessa, vou contigo! Bonito o teu espaço. Parabéns!
    Os meus vicios são os imans, também! e, mais recentemente, objetos para a árvore de natal, sejam eles bolas, carros, sardinhas, etc! Beijinho e Break a leg! Nádia

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *